terça-feira, 10 de julho de 2007

Noções básicas sobre como trabalhar com massas

Vamos a tão esperada massa de pizza!!!
Comemorando o dia internacional da pizza.
Primeiro, antes de passar as receitas propriamente dita vamos ter algumas noções básicas, as aulas teóricas, que vão ser muito importantes quando forem trabalhar com as massas.

tenha em mente, como foi dito nas primeiras aulas, que a quantidade de ingredientes dita na receita é uma estimativa, especialmente quando trabalhamos com massas essa quantidade pode variar para mais ou para menos, devido a fatores como; qualidade da farinha, humidade do local, tamanho dos ovos usados, etc. Portanto tenha sempre ingredientes de sobra e sinta o ponto da massa, deixando como indicado na receita, quando a isso relaxe, pois a percepção do ponto vem com o tempo, com a experiência.

De preferência sempre a trabalhar a massa com as mãos, além da massa ficar mais macia é ótimo para relaxar.
Trabalhe a massa numa superfície lisa e bem limpa, de preferência uma pedra mármore ou granito, lembre-se sempre de enfarinhar o local, desse modo a massa não gruda na pedra, sempre q a farinha for acabando jogue mais um pouco na pedra.

Peneire sempre a farinha e os ingredientes secos.

Quando colocar os ingredientes secos na superfície faça uma espécie de "vulcão", ou seja, faça um montinho com a farinha e os demais ingredientes secos e com o dedo abra um buraco no meio, pois será ai que irão ser colocados os ingredientes secos. Funciona da mesma forma que um pedreiro faz a massa para a obra, você já deve ter visto não é?
Fazemos dessa forma pois alem de ficar mais fácil para trabalhar misturamos melhor a massa, pois vamos acrescentando a farinha da borda do buraco, evitando também a "fuga" dos líquidos.

Quando for trabalhar com o fermento biológico seco proceda de acordo com a receita, do contrário misture-o com a agua morna na quantidade indicada, juntamente com o açúcar e o sal, e aguarde cerca de 3 minutos antes de usar.

Espere sempre a massa crescer por pelo menos 30 minutos, se possível em local morno, a não ser que a receita expresse que não deve ser aguardado o crescimento.

Em geral a receita sempre indica o ponto da massa, caso não indique o ponto é normalmente quando a massa está fofa e macia, soltando-se das mãos enquanto trabalhamos com ela.

Quanto a forma de trabalhar a massa:

A forma correta de trabalhar a massa é algo bastante vago, pois depende muito de cozinheiro para cozinheiro, mas de modo geral podemos dizer que deve-se trabalhar a massa, em especial você que está começando agora da seguinte forma:
após fazer o "vulcão de farinha" e acrescentar os líquidos no meio, com o auxílio de um garfo vá acrescentando a farinha da borda do buraco e misturando bem ao líquido.
Gradativamente acrescentando mais farinha e mexendo bem
Quando todo o liquido estiver misturado a farinha comece a usar as mãos - BEM LIMPAS - e vá misturando.
Coloque a farinha de fora para o meio
Continue trabalhando, fazendo uma bola com a massa, abrindo-a na superfície, fazendo com que ela absorva toda a farinha e fique bem misturada.
Faça isso até ela se soltar dar mãos.
Vá enfarinhando a superfície para não grudar a massa.
E vá abrindo a massa e fechando, fazendo bolas, abrindo, trabalhando bastante com a massa.
LEMBRE-SE QUANDO MAIS VOCÊ TRABALHAR A MASSA MAIS MACIA ELA IRÁ FICAR!!!
Você verá que é bem relaxante trabalhar a massa!!!
Quando acabar, faça uma bola e deixe-a descansar coberta com um pano

Essas dicas que vocês acabaram de ler servem de modo geral a todas as receitas de massas; pães, pizzas, roscas, calzones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário