sexta-feira, 29 de junho de 2007

Sobre as receitas que postei

Como o grande objetivo desse site além de compartilhar receitas é ensinar!, muitos devem se perguntar o q é exatamente banho maria? Como faço pra derreter o chocolate no microondas? Como separo a gema da clara?
Por isso aqui vamos nós, responder cada uma dessas perguntas, e já irmos formando nosso glossário sobre o tema.
1 - Banho maria é uma forma de se esquentar determinado alimento sem expô-lo diretamente ao calor da chama, é indicado para derreter e preparar molhos, uma vez que a temepratura sobe gradativamente e se mantém constante, de forma não direta.
2 - Para derreter o chocolate no microondas, coloque o chocolate picado em uma forma refratária, vidro que pode ser aquecido, e leve ao microondas por 1:30 minuto misturando o chocolate na metade do tempo.
3 - Você pode separar a gema tanto fazendo uma pequena abertura na casca de modo que só a clara passe ou quebrando o ovo em uma vasilha, e separando a gema da clara com auxílio de uma colher.
LEMBRE-SE SEMPRE DE QUEBRAR CADA OVO EM RECIPIENTES SEPARADOS, PARA EVITAR QUE UM "OVO GORO" CONTAMINE OS OUTROS

Torta gelada de amendoim

Ingredientes:
• 150 gramas de biscoito de leite
• 150 gramas de biscoito amanteigado sabor chocolate
• 250 gramas de amendoim torrado e moído •
• 100 gramas de manteiga
• 200 gramas de açúcar
• 2 latas de creme de leite
• 2 ovos

Em uma vasilha, bata o açúcar com a manteiga e as gemas. Quando esbranquiçar, acrescente o creme de leite e torne a bater. Em seguida, coloque o amendoim torrado e moído e, por último, as tiaras em neve. Em um refratário. untado com manteiga, arrume uma camada de biscoito, uma de creme e assim por diante. A última camada deve ser de creme. Enfeite por cima com alguns amendoins.

Receita de chocolate quente

Ingredientes:
120 g de Chocolate ao leite em barra
150 g de Creme de Leite
1 Litro de Leite

Modo de Fazer: (lembrem-se, primeiro separem os ingredientes, depois leiam com calma tudo que vão fazer, pra só depois fazer, da forma indicada, e na ordem indicada)
1 - Quebre o chocolate e o derreta no microondas ou em banho maria
2 - Esquente o leite, mas não ferva, misture bem com o chocolate derretido
3 - Va acrescentando o creme de leite aos poucos e misturando bem, em fogo baixo.
4 - Quando o creme estiver uniforme está pronto

Viram só que não tem complicação nenhuma fazer uma receita rápida e saborosa?

Bem vindos ao Cozinhar E-Facil

Obrigado pela sua visita!!!
Antes de mais nada um parabéns ao blog, afinal é a primeira postagem de conteúdo.

Este blog quer ensinar você que sempre quis cozinhar, mas acha que é um bicho de ste cabeças a fazer seus próprios pratos, de forma rápida e fácil, e o melhor com bastante sabor. No cozinhar-e-facil, a culinária se apresenta à você sem complicações, qualquer dúvida é so mandar um e-mail, pedidos de receita, duvidas? Sintam-se a vontade pra entrar em contato.
Aqui você verá que como diz o nome do site, cozinhar é fácil, sim.
Você é estudante, mora sozinho, não sabe muita coisa de cozinha e ta cansado do miojo ou do ovo frito, aqui você aprenderá a fazer um “rango” rápido e saboroso.
Você é dona de casa e busca mais receitas ou mais conhecimento, seja bem vinda, aqui sempre terão dicas e receitas.
Você quer impressionar e namorada e conquista-lá pelo estomago, aqui também é seu lugar.
Um site para toda a família!

Vamos começar essa semana com um mini-curso, com as noções básicas a todos aqueles que querem cozinhar e fazer suas próprias receitas.
O primeiro passo é escolher a receita que você deseja fazer, até aí tudo bem. Óbvio que devemos começar pela receita, é que a partir da escolha da receita devemos verificar se todos os ingredientes necessários para fazê-la estão disponíveis.
É importante observar que não devemos trabalhar com ingredientes contados, isso quer dizer que devemos trabalhar sempre com uma margem de segurança para mais, afinal, as receitas são sempre estimativas de materiais utilizados, e dependendo da qualidade do ingrediente é necessário colocar mais ou menos, além do mais podem acontecer alguns acidentes ou imprevistos, fazendo com que os outros ingredientes sejam gastos em vão, por exemplo, fazer uma receita a base de ovos com número exato de ovos disponíveis, é possível que um deles esteja ruim.

Após ter verificado a disponibilidade de todos os ingredientes, o vamos reservar as quantidades indicadas na receita de cada um em vasilhas separadas.

Em seguida deve-se ler a receita para ter uma noção de que todos os procedimentos e a que o queiram ser realizados em seu preparo.
Finalmente devemos começar a fazer a receita simplesmente seguindo os passos do dados pela própria receita, o colocando os ingredientes nas quantidades indicadas e realizando o os procedimentos da forma e no tempo indicado.

A essa altura vocês devem estar pensando se perguntando; será que cozinhar é tão simples assim?, tão fácil? Este carta dizendo passos que parece ser tão óbvios.
Eu respondo: sim com certeza é simples e prazeroso, basta entretanto, que a gente siga cada passo de forma calma e atente para alguns situações; como por exemplo a dos ingredientes, e mais algumas outras que vamos destacar ao longo da semana.
Mais com essas dicas de hoje você já pode começar a fazer suas próprias receitas.
Quer ver só como você consegue: hoje no blog, trago duas receitas bem gostosas e fáceis de serem feitas, aproveitando o clima Juninho trago uma receita de torta gelada de amendoim, muito boa por sinal, e aproveitando o clima frio e chuvoso no uma receita simples e fácil de chocolate quente.
Amanhã teremos aqui noções de medidas e utensílios e dicas básicas para fazer molhos e dar aquele sabor especial ao macarrão, bem como passar carnes sem complicação, tudo de forma simples e rápida, pra você que quer aprender a ser independente na cozinha mas não quer ficar só no ovo frito e não tem tempo para pratos mais elaborados.

Hoje estreia oficialmente o site

Hoje às 21 horas entra em funcionamento a todo vapor o blog especial para todos aqueles que gostam ou querem aprender a cozinhar.
Cozinhar é antes de mais nada um prazer!
Para todos aqueles que querem aprender mais, entrem aqui!
e não se esqueçam de voltar sempre, pois a cada dia teremos mais novidades
O site começa com um curso de noçoes basicas de culinária e leitura de receitas!
Não percam
é hoje!
As 21 hrs
Abração