sábado, 27 de julho de 2013

Aprenda a fazer um Frango diferente com Shoyu


Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Como prometi a umas receitas atrás, hoje estou trazendo a receita do frango com um toque de shoyu, mostarda e mel. Não se assustem, até mesmo minha mãe que não gosta de coisas com sabor agridoce se encantou pela receita e até repetiu! O mel dá uma caramelizada no frango, a textura fica incrível! Nesta receita utilizei também forno microondas, mas caso você não tenha, não precisa deixar de fazer esta receita por isto: pode tranquilamente cozinhar o frango em uma panela. No passo-a-passo explico melhor, certo?
Este frango fez o maior sucesso, e recomendo para aqueles dias em que queremos sair do trivial sem perder muito tempo e sem ter muito trabalho.
Vamos lá?

INGREDIENTES:
1kg peito de frango cortado em cubinhos (usei aquele sassami, mas com o peito inteiro também dá)
Molho Shoyu a gosto
Pimenta calabresa a gosto (pode excluir caso não goste)
2 colheres de sopa de mostarda
Cebola cortada em pedaços médios
Pimentão cortado em tiras
Castanhas de cajú a gosto (pode excluir caso não goste)
2 colheres de sopa de mel
Repolho cortado em tiras a gosto
Batata do reino a gosto
Cenoura a gosto
2 limões
Pimenta do reino a gosto
Sal
Azeite
1 colher de sopa rasa de amido de milho diluído em água
1 xícara de água para cozinhar os vegetais

PREPARO:
1. Algum tempo antes de começar a preparar a receita, lave o frango e coloque de molho na água, espremendo 2 limões nele. Após um tempo de aproximadamente 15 minutos, pegue o frango e tempere com pimenta do reino e um pouco de sal, tomando bastante cuidado pois o shoyu é bem salgado. Você pode também acrescentar alho se desejar.
2. Começando a receita: regue o frango com molho shoyu na quantidade que desejar. Eu coloquei 5 colheres de sopa, equivalente a 1/3 xícara (80 ml)
3. Enquanto o frango absorve o shoyu, vá cortando os vegetais. Depois de todos cortados, coloque-os para cozinhar com a água, exceto a cebola. Batize a água com um pouco de shoyu para os vegetais pegarem seu sabor. Coloque primeiro a batata e a cenoura para cozinhar e,quando começarem a amolecer, acrescente os demais vegetais.Se for necessário acrescente água aos poucos, em pequenas quantidades. Quando estiverem cozidos, acrescente o amido de milho diluído e vá mexendo até se tornar um molho encorpado. Desligue o fogo e reserve.
4. Pegue o frango, coloque em um recipiente plástico ou de vidro, regue com azeite, coloque a mostarda e o mel, acrescente a cebola, misture tudo e leve ao microondas em potência alta. Fui fazendo aos poucos: coloquei 10 minutos, abri o microondas, mexi o frango e coloquei mais tempo.é necessário virar para garantir que todos os pedaços de frango vão cozinhar igualmente. No total, deu 25 minutos todo o processo. Por que???? Gente, esse passo deixa o frango com uma casquinha parecendo até que ele foi assado, uma delícia!!! Se não quiser leva-lo ao microondas ou tiver pouco tempo para preparar, pode cozinhar o frango com um pouco de água em uma panela até ele ficar macio que também funciona. Neste caso, você vai cozinhar o frango com pouca água pois ele vai desprender líquido; quando estiver bem cozido e macio, retire a água que restar na panela, coloque mais um pouco de azeite, as cebolas e frite o frango até ele dourar.
5. Agora misture o frango com os vegetais, coloque as castanhas e a pimenta calabresa e se delicie!!!

Esta receita vale muito a pena!
Façam e depois me contem como foi a experiência de vocês!