sexta-feira, 6 de julho de 2007

Aprenda a Fazer Bolos

É isso ai!
Atendendo a pedidos hoje apresento como fazer bolos, tudo explicado passo a passo, mesmo assim se tiverem qualquer dúvida é so comentar!
Vocês se lembrar dos princípios que estipulamos para fazer qualquer receita, verificar a disponibilidade de ingredientes antes, ler todo o modo de preparo antes de começar, vamos agora adicionar mais algumas dicas e regras que valem para o preparo de bolos e também de massas, como veremos amanha.

Informações importantes para começar a fazer seus bolos

Quando for trabalhar com farinhas, ou qualquer outro ingrediente seco, penere sempre que possivel, isso evita possíveis surpresas como; insetos, impurezas, pedaços de máquina. Afinal, pasmem,ao penerar a farinah já achei pedaço de azulejoe parafuso de máquina, portanto é altamente util esse procedimento. Lembrem-se de penerar em uma vasilha separada

Com relação às medidas:

em todas as receitas falamos tantas colhes de sopa daquilo, tantas xícaras, mas o que são essas medidas? como faço para medi-las?
Você mede com os utensilhos indicados, colher de sopa, colher de chá, mas há uma questão, quando trabalhamos com bolos, massas e em outras receitas pode ser bastante util reunir todas essas medidas em uma coisa só. E para isto existem "copinhos medida" que marcam exatamente as porçoes equivalentes, são bem baratos, recomendo que você possua e utilize sempre.

Com relação à temperatura do forno:

Muita gente não sabe, entretanto o que define muitas vezes se um bolo vai ficar bom ou não, é a temperatura do forno, isto mesmo, a temperatura do forno. Portanto lembre-se sempre de seguir a recomendação de tempo da receita. Veja o que acontece com o bolo em cada caso:

Forno quente demais: o bolo pode ou não crescer, mas de modo geral fica assado por fora e cru por dentro
Forno frio: o bolo não cresce, demora mais tempo para assar e por não crescer fica massudo, o conhecido "bolo solado".
O forno na temperatura certa faz com que o bolo cresça de forma adequada e asse no tempo certo.

E como saber se o bolo está assado?

Simples, é so abrir o forno, enfiar um palito de dente no bolo, se o palito sair seco está bom, se o palito sair com massa presa ainda assa mais.
ATENÇÃO: FURE SEMPRE DIVERSOS LOCAIS DO BOLO, POIS ALGUNS FORNOS NÃO DISTRIBUEM O CALOR, SE UM LADO ESTIVER ASSADO E OUTRO NÃO GIRE O BOLO DENTRO DO FORNO

Agora que você já sabe essas informações vamos às receitas

Receita de farofa de carne de sol

Vamos então à receita de Farofa de Carne de Sol

Vocês já aprenderam aqui no Cozinhar E-Facil como preparar uma farofa simples, logo após ter passado a carne, essa foi nossa segunda lição.
Agora que vocês já esta dominando um pouco mais a cozinhar vamos encrementar a farofa e dar um novo sabor.

Farofa especial de carne de sol

Ingredientes:

500 grs de farinha de mandioca
4 Colheres de sopa de manteiga
300 grs de carne de sol picadinha
1/2 cebola média cortada em tirinhas.
1/2 dente de alho fatiado

Modo de Preparo:

  1. Corte a carne de sol em pedacinhos, reserve
  2. Corte a cebola em tirinhas - AQUI VÃO ALGUMAS DICAS: DESCASQUE E CORTE A CEBOLA DEBAIXO DA ÁGUA, ISSO AMENIZA O "EFEITO CHORO" CARACTERISTICO DA CEBOLA, PARA CORTÁ-LA EM FATIAS BASTA DIVIDIR A METADE AO MEIO E IR CORTANDO PERPENDICULARMENTE, DEPOIS BASTA SOLTAR AS TIRAS COM A MÃO.
  3. Corte o dente de alho em fatias
  4. Agora que todos os ingredientes estão prontos começamos a receita em si,
  5. Em fogo baixo coloque a manteiga para derreter em uma frigideira, de preferencia anti-aderente.
  6. Aumente um pouco o fogo, deixe-o em médio
  7. Acrescente as cebolas
  8. Acrescente o alho
  9. Deixe-os dourando por alguns instantes, a essa altura o cheiro já é muito bom! - SE VOCÊ PERCEBER QUE O FOGO ESTÁ ALTO E IRÁ QUEIMAR AS CEBOLAS DMIMINUA UM POUCO
  10. Coloque a carne de sol e va misturando, para fritar a carne no ponto em que você preferir.
  11. Quando a carne estiver passada vá acrescentando a farinha aos poucos e mexendo bem - DICA: SE VOCÊ VER QUE A FAROFA IRÁ FICAR "SECA" ACRESCENTE UM POUCO MAIS DE MANTEIGA.
  12. Misture até a manteiga e a carne estar totalmente envolvida com a farinha
  13. Pronto!
Agora você já sabe fazer outro tipo de farofa

As receitas de hoje

Boa noite amigos leitores do Cozinhar E-facil, hoje teremos algumas receitas muito espéciais.Primeiramente, hoje estou postando as duas receitas que faltaram de ontem, o arroz com brocolis e a outra de risoto.Atendendo à pedidos hoje temos receitas de bolo, para você aprender a fazer um bolo super saboroso! Desde aqueles bolos de caxinha, caso você não queira perder tempo, até um bolo apartir do zero, tudo passo-a-passo, bem explicado, como você já sabe que é aqui no Cozinhar E-facil.Ah! PAra deixar vocês com água na boca adianto logo o tema das postagens de amanha;Vamos aprender a fazer uma farofa com carne de sol, um beijú recheado e também mais um especial de massas.