domingo, 1 de julho de 2007

Sobre as carnes

Final de domingo, início de madrugada, e aqui está mais um post!
Vamos lá, agora falar um pouco sobre carnes e seu preparo!

O primeiro passo que devemos fazer antes de preparar um prato com carne é saber o tipo de carne que vamos utilizar. Existem diversos tipo de carne, cada uma pra uma utilidade, as carnes próprias pra ensopados, para assados, para churrascos, para uma feijoada, carne moída, bifes e filés e assim por diante, como estamos no começo vamos simplificar mais as coisas.
Geralmente nos ensopados temos carnes de valor mais baixo, as famosas carnes de terceira e segunda, são exemplos; patinho, músculo, chupa-molho. O fato de serem tidas como "não de primeira" não significa que são menos saborosas.
Nos assados por sua vez temos carnes mais macias e suculentas, com grandes porções de carne, capazes de serem fatiadas e recheadas, a mais famosa aqui é sem duvida o lombo, também chamado de lagarto, ou paulista.
Já no caso do churrasco são utilizadas mais as peças maiores de carne, que são mais fáceis de assar. Aqui se destacam à maminha, a fraldinha, a alcatra e, é claro, a picanha - que é na verdade um corte nobre da alcatra -
Na feijoada é muito utilizada a carne de porco, além do charque, que é também chamada de carne de sertão, a salpresa, a calabresa.
Nos bifes e filés, que é o que nos interessa por enquanto o destaque é para as carnes macias, que podem ser cortadas no formato de bifes e que são fáceis de se trabalhar. Exemplos destas carnes são o filé especial, muito saboroso e mais barado do que o filé mignon, a picanha e o filé de alcatra

Como no nosso caso vamos levar em conta também a questão grana, vamos utilizar o filé especial, cujo preço do kilo varia entre 7 a 9 reais.

Você agora irá aprender a passar uma carne esperta sem complicações

Compre 800 gramas de filé especial, peça para ser cortado em 4 bifes de 200 grs.
Agora vamos temperar esse filé, dar um sabor.

Marinado para temperar a carne: marinado é o nome de uma espécie de molho utilizado para temperar a carne - o ideal é que você deixe sempre uma carne na geladeira nesse molho, para ir pegando o gosto, o chamado marinar, assim a carne fica muito mais macia e saborosa

Receita do marinado

Ingredientes:
1 e 1/2 de xícara de água
3 colheres de chá de ketchup
2 colheres de chá de sal
4 colheres de sopa de molho de churrasco ou molho inglês

Modo de preparo:

1. Prepare o marinado misturando os ingredientes num recipiente.
2. Misture bem e deixe descansando por 1 hora para pegar o sabor.

Após o marinado ficar pronto coloque os bifes numa vasilha com o marinado e regue-os. deixe na geladeira, de preferência de um dia pro outro


Com a carne temperada vamos agora preparar a carne.

Preparando a carne

Aqui abrem-se algumas opções para serem feitas, você pode fritar ou grelhar a carne. Para fritar a carne você a coloca na frigideira com alguma gordura, tempero e espera até obter o ponto desejado.
Já quando você grelha a carne é passada em uma superfície, chapa,grelha ou grill, bem quente, utilizando pouca ou nenhuma gordura.

Vamos passar a carne fritando, sem muita gordura, o suficiente apenas para que ela "chegue no ponto"
Pegue uma frigideira de tamanho médio que dê pelo menos 2 pedaços da carne, coloque a gordura desejada; manteiga, oléo de cozinha ou azeite de oliva - abra-se um parêntese aqui, muitos sabem que o azeite extra virgem é altamente saudável e anti-oxidante, só que ao ser aquecido ele perde suas propriedades anti-oxidantes, tendo pouca diferença em relação aos óleos de algodão e canola -
A quantidade dessa gordura deve ser o suficiente apenas para untar a superfície da frigideira com certa sobra, sem deixar a carne queimar.
Vamos utilizar manteiga no nosso exemplo
Coloca-se 2 colheres de sopa de manteiga, na frigideira, em fogo baixo, espere derreter
Acrescente uma pitada de sal, se desejar.
Coloque os 2 pedaços de carne e espere um pouco
Vire de vez enquando para ver o ponto, deixando sempre os dois lados passados da mesma forma
Retire da frigideira, coloque no prato
Acrescente mais manteiga na frigideira se necessário e passe os outros pedaços

Prontinho! ontem você aprendeu a fazer o macarrão ao molho!! Hoje você aprendeu como fazer a carne pra acompanhar!!!
Já tem uma refeição simples, porém rápida e saborosa de se fazer!!

Ah! Antes que eu esqueça!

Acabou de passar a carne??
Quer uma Farofinha?

Receita de farofa simples

Coloque na frigideira mas um pouco de manteiga! uma colher e meia ta bom
deixe derreter e vá acrescentando farinha de mandioca, farinha de mesa, e misturando bem com um garfo.
Cuidado para não queimar.
Está pronta uma farofa rápida!